Operação Carnaval 2020 reforçará fiscalização em BRs da Bahia a partir desta sexta

Começa na próxima sexta-feira (21) e vai até as 23h59 da quarta-feira (26) a Operação Carnaval 2020. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), nos seis dias de atividade, a corporação intensificará a fiscalização e o combate a possíveis infrações nas 19 BRs que cortam o estado. Entre as principais irregularidades estão as ultrapassagens proibidas e a embriaguez ao volante, tidas como causadoras de acidentes graves e muitas vezes fatais.

Fiscalizações específicas em veículos de carga e motocicletas, também estão entre os focos das equipes da PRF. A estratégia é reforçar o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. Ainda de acordo com a PRF-BA, o período do carnaval também é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários nas rodovias federais para diversos destinos. Rondas ostensivas e posicionamento estratégico de viaturas também vão ocorrer nos trechos mais movimentados e considerados “críticos” devido ao alto índice de acidentes e pela elevada taxa de infrações de trânsito.

A PRF-BA também informou que estão entre os focos das equipes fiscalizações específicas a veículos de carga. Por conta do tamanho dos veículos e do peso relacionado às cargas transportadas por eles, os acidentes que envolvem veículos de carga geralmente têm maiores proporções e geram maior gravidade das lesões ou a morte dos envolvidos, o que faz com que haja uma maior preocupação com o estado de conservação destes veículos.

Nestes veículos, os PRFs vão verificar o correto funcionamento do sistema de freios, o estado de conservação dos pneus e demais equipamentos obrigatórios, as condições de amarração das cargas e o cumprimento do tempo de direção do motorista profissional pelos condutores.