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NOVA RAM 2500 LARAMIE CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO POR R$ 289,900



A Ram, marca de utilitários dentro do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), lançou no Brasil a nova versão da picape Ram 2500 Laramie. Disponível em 45 concessionárias da rede, a novidade será comercializada pelo preço sugerido de R$ 289.900.
Entre as novas tecnologias, a picape é configurada com 365 cavalos, tem alerta de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de pontos cegos, dianteira com aletas ativas, câmeras 360° e de caçamba, além de sistema de som com cancelamento de ruídos externos.
Importado oficialmente para o país desde 2005, o carro conta com duas novas cores para a carroceria, a Azul Patriot e a Marrom Walnut. A marca já fabricava o modelo nas cores Vermelho Flame, Prata Billet, Granito Crystal, Branco Pérola e Preto Diamond.
DETALHES
O motor da Ram 2500, um turbo diesel da Cummins de 6,7 litros, revisto para gerar mais eficiência e força. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza. Desta maneira, o propulsor está 28 kg mais leve.
O cabeçote, as válvulas de escape e os balancins são guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os pistões mais leves e resistentes e os anéis de baixo atrito. A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape novo.
Para completar, o sistema de alimentação foi reprojetado para oferecer respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.
A eficiência energética também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor. Isso reduz o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribui para menor consumo de combustível.
Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Na cabine, revestida com couro, o motorista terá um quadro de instrumento que inclui uma tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável. Também há o Uconnect 4C 12 NAV, um sistema multimídia da FCA que inclui tela com 12 polegadas.
O monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado.
A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, tem sistema de cancelamento ativo de ruídos externos.
Na tela do Uconnect 4C 12 NAV é possível acessar outros recursos, como as câmeras 360° e da caçamba. A primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
A ergonomia do condutor se deve também ao ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio. Até para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba, há um comando elétrico.
Entre os bancos da frente há um novo console central, que permite guardar até um laptop de 15 polegadas e uma área para abrigar até três celulares ou um tablete. Há ainda dois porta-copos móveis, com três posições, tomada 110 volts e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C). Ali também está o leitor de CD e DVD.
Na área dos banco de trás, feita para caber até três adultos, há saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C.
Na caçamba, há os compartimentos RamBox, que ocupam as bordas laterais. Cada um deles tem capacidade de 102 litros, sendo que a da esquerda ganhou uma tomada 110 volts com inversor de 400 watts, permitindo ligar uma ferramenta diretamente no veículo, com o motor funcionando.
Há ainda os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente. (Fonte: Dinheiro Rural) 

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