Breaking News

BOM JESUS DA LAPA-BA: MESMO COM SUBIDA MAIS LENTA,NÍVEL DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÁ EM 7,22 METROS


As imagens são da Codevasf
O nível do Rio São Francisco continua subindo na região de Bom Jesus da Lapa. A tendência é que o nível continue em crescente, porém com menor intensidade do que subiu desde o início da última semana, quando aumentou quase três metros em 72 horas.
O nível do rio chegou a 7,22 no final da tarde deste domingo (02). Já na manhã de hoje(03), chegou a 7,26 metros, aumentando 4 centímetros nas últimas 12 horas.  Já na  cidade de Malhada, que fica na divisa com  Minas Gerais, local onde o  leito do São Francisco  é mais largo, o nível da água chegou a 6,04, subindo 2 centímetros acima das  medições anteriores, segundo José Castor, Secretário Municipal de Agricultura e membro da Defesa Civil de Malhada.

Embora haja preocupação sobre eventuais danos causados pela volume de água, a Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa  alerta a população sobre a circulação  de notícias  falsas nas redes sociais sobre o nível do São Francisco. E afirma  que o nível do rio está sendo monitorado por diversos órgãos, e não há, com base nestas últimas avaliações, riscos de inundações mais severas e prejuízos às famílias ribeirinhas na região de Bom Jesus da Lapa.
Uma Equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM),  está  monitorando o nível e a qualidade da água do  rio São Francisco na região de Bom Jesus da Lapa   desde o dia 28 de janeiro, e a Defesa Civil Municipal, juntamente com a  Agência Fluvial da Marinha começaram a visitar algumas áreas de maior risco de alagamento no município.  Já a 2ª Superintendência Regional da Codevasf,  também começou a monitorar  o avanço  da água através  do uso de um drone.
Além das ações realizadas por esse órgãos, a Defesa Civil do Estado chega nesta segunda-feira na cidade de Bom Jesus da Lapa para acompanhar a situação. Uma reunião está marcada para hoje a tarde  na cidade de Malhada, onde a proposta é fortalecer as ações de prevenção. O encontro  deverá contar com a presença da Defesa Civil dos municípios de Bom Jesus da Lapa e Carinhanha.
As recomendações à população ribeirnha continuam vigorando, pois há previsão de bastante chuva para esta semana em todo Norte de Minas e demais regiões no percurso do Rio São Francisco. A expectativa é que o rio  receba mais água, com maior intensidade, a partir da próxima quarta-feira(05). (Fonte: Notícias da Lapa)




Nenhum comentário