Breaking News

CHOVE TORRENCIALMENTE EM TODO O PAÍS RESERVATÓRIOS SE RECUPERAM

Represa rompe em Pontalina-GO

Chove a cântaros em todo o Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste. Em 15 dias teremos a reposição de grande parte dos reservatórios de água, já que as chuvas torrenciais abastecem diretamente os cursos d’água.  Nestas regiões estão mais de 65% da geração de energia hidrelétrica do País.

Agora é só tirar da conta de luz as bandeiras de alerta e diminuir o confisco do dinheiro do contribuinte.

Nas contas que tem leitura a partir do dia 20, ainda vão vir a bandeira vermelha de dezembro por 10 dias e 20 dias sob bandeira amarela, relativos a janeiro.

No Nordeste, precipitações de até 140 mm e continuidade com dias de 90 mm superam as expectativas de chuva. Cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa tiveram inundações nos pontos mais críticos. O reservatório de Sobradinho está prestes a ultrapassar a cota de 30%.

No sudeste, chove muito em Minas, Rio de Janeiro, serra fluminense e no Sul do Espírito Santo. Em Minas, onze pessoas morreram em torrentes por causa das chuvas.

Atingida por fortes chuvas desde a virada do ano, Belo Horizonte já registra pelo menos 70 ocorrências causadas pelas tempestades somente neste sábado (4). Segundo a Defesa Civil da cidade, o número foi contabilizado até 16h20. A ocorrência predominante é a de escorregamentos ou deslizamentos, com 11 casos, junto à de infiltração, com o mesmo número. Em seguida, vêm desabamento de muro (9), deslizamento de encosta (8), enchentes ou inundações (7) e trincas (7).

Após uma forte chuva, nesta sexta-feira (3), em Pontalina, no centro de Goiás, uma represa se rompeu neste sábado (4). A estrutura, localizada em uma área particular, sofreu colapso. Não há registros de feridos.

No Distrito Federal, cabeceiras do rio Tocantins, onde temos a hidrelétrica de Serra da Mesa com baixa acumulação (9%), escolas foram inundadas e grandes problemas na infraestrutura se acumulam.

Nenhum comentário